sábado, 23 de janeiro de 2010

Queques de Laranja

Esta receita era para ser feita como bolo, mas como queria mandar um bocadito as sobrinhas decidi fazer em queques.


Dá para cerca de 20 queques.

Ingredientes:

4 ovos
2 e 1/2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
3 e 1/2 colheres de chá de fermento
Sumo de 2 laranjas médias
Raspa de meia laranja (fiz de uma laranja)

Bater as gemas com o açúcar até fazer bolinhas, juntar a farinha, o fermento, as raspas e sumo da laranja. Por fim juntar as claras batidas em castelo.

Juntar as formas para os queques com manteiga e farinha e deitar até metade das forma. Levar ao forno pré aquecido.

Deita-se num tachinho sumo de uma laranja com 3 colheres de açúcar e leva-se ao lume até o açúcar desaparecer. Regar os queques com a calda.

O Natal! O meu Natal!!!

Ora bem, como tenho estado sem net no trabalho e aqui em casa tem sido uma loucura não contei o que tivemos no nosso natal... Consegui apenas tirar uma fotografia da mesa a tarde e de uma entrada.. que vergonha.. mas estive desde as 9h até quase às 2h de volta dos tachos.


As nossas entradas foram:

Rolinhos folhados de salsicha e outros de fiambre e chourição

Massa folhada
Chourição
Salsicha (usei a de peru)
Fiambre

Estenda a massa folhada (eu neste caso comprei a massa pra tartes), bem fininha enrole a salsicha na mesma e depois corte em três. Quanto ao rolos de fiambre e chourição basta ter a massa estendida e dispor o fiambre e por cima o chourição. Faça um rolo gigante e corta-se aos bocadinhos.

E depois com os rolos dispostos no tabuleiro para ir ao forno pincelei com 1 ovo.

Pus no forno e deixei tostar um bocadito, não deixei muito pois tornam-se duras.

Patê de Delicias do Mar com cogumelos - Mais uma receita divinal,  penso que também uma menina do fórum Pink & Blue tinha postado a receita.

Ingredientes:
300 g de delicias do mar
185g de cogumelos de conserva lavados e escorridos
3 ovos cozidos
60g de pickles
Cebolinho q. b.
350g maionese
Pimenta q. b.

Pique as delicias do mar e ponha numa tigela, junte os cogumelos, pickles com o cebolinho, e os ovos tudo picadinho. Tempere com pimenta. Junte a maionese e misture tudo muito bem. Leve ao frigorifico até ficar bem fresquinho. Sirva com tostas

Bola de carne (trazida pela cunhada depois peço a receita)

O prato:

O típico bacalhau cozido, com as couves, ovo, batata, cenoura. Com um molho de cebolada feito com azeite a cebola e vinho tinto, que dá um gosto espetacular ao bom do bacalhau.

As sobremesas:

Tarte de Maçã - Esta receita que a autora da mesma me desculpe mas não me recordo de onde a tirei... quem souber agradeço. Mas posso dizer que é de babar.. passei o Natal a comer (acreditem que eu estava de dieta).

Ingredientes:

Massa
150 g de açúcar
150 de farinha com fermento
150 margarina derretida
3 ovos

Creme
5dl de leite ou 500g
100g de açúcar
1 gema
2 colheres bem cheias de Maizena

Cobertura
2 maçãs grandes fatiadas
sumo de limão
canela

Bater muito bem as gemas com açúcar e depois juntar a margarina, acrescentar a farinha e no fim as claras em castelo. Envolver e deitar numa forma amovível ou num pirex, untado, deita-se a massa e reserva-se.

Para o creme, leva-se ao lume num tachinho todos os ingredientes mexendo com colher de pau até levantar fervura. Deita-se por cima da massa.

Na cobertura, descasca-se a maçãs, cortam-se em fatias fininhas e regam-se com sumo de meio limão. Dispor as maçãs por cima do creme e polvilhar com a canela, leva-se ao forno pré aquecido 175º.

Bolo de Bolacha com chocolate -Posso dizer que não correu muito bem... ficou um bocadito liquido mas bom a mesma... Esta receita foi retirada do site da Vaqueiro

Ingredientes:
3 folhas de gelatina
água
1 lata de leite condensado
2dl de leite
200g de chocolate negro em barra
60g de Vaqueiro
2 dl de natas
5 ovos
50g de açúcar
400g bolachas maria
chocolate granulado

Ponha a gelatina de molho em água fria, misture o leite condensado com o leite e leve a ferver sobre lume muito brando, mexendo sempre cerca de 10 m. Retire do calor e junte a gelatina escorrida, mexa até dissolver e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. Leve as natas ao lume num tachinho e quando começarem a ferver retire do lime e junte o chocolate partido aos quadradinhos e a Vaqueiro. Mexa com varas de arames até o chocolate estar derretido e o creme liso e homogéneo.

Bata as gemas com o açúcar até ficarem brancas e cremosas. junte-lhes o creme de chocolate e misture bem. Bata a parte as claras em castelo bem firme. Adicione à mistura do chocolate com as gemas a pouco e pouco envolvendo bem com uma espátula.

Cubra o fundo da forma de mola com um pouco da mousse. Vá mergulhando as bolachas no preparado do leite condensado e disponha sobre a mousse numa camada. Cubra com outra camada de mousse e volte a repetir, tendo o cuidado de desencontrar as bolachas nas diferentes camada. Termine com uma camada de mousse reservando um pouco pra barrar nas partes laterais depois de desenformado.

Leve para o frigorifico umas boas horas ou de um dia pro outro.

Desenforme para o prato e barre a superfície lateral do bolo com a mousse reservada e polvilhe om chocolate granulado.

Chessecake (trazido pela cunhada, também)

E os doces típicos de Natal, que não foram feitos uma vez que cá em casa ninguém come e não vale apena ter o trabalho por meia dúzia deles. Tínhamos o Bolo Rei, Caralhotas (os chamados coscorões) e filhoses de forma.

Ah e a minha mãe fez as Fatias Douradas