sábado, 2 de julho de 2011

Oregãos - vendo

Foto retirada da net
Olá

Tenho orégãos para vender cada ramo mais de 20gr a 2,50€ + portes correio simples.

Já estão secos à sombra a quem possa interessar envie-me um e-mail para osbabinhos@gmail.com, posso enviar foto das mesmas.


O orégano ou orégão (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor.

Origem
Várias espécies do género Origanum são nativas do Mediterrâneo, todas usadas como tempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as varias espécies. Uma planta muito parecida é a manjerona, que tem um sabor um pouco diferente por causa de compostos fenólicos presentes em seus óleos aromáticos com alguns efeitos alucinógicos.
Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavonoides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.

Utilização na culinária
É um ingrediente imprescindível da culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e é claro na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.

Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confeção de caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão.
Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.
Texto retirado da Wikipedia

Quais são as propriedades curativas do orégano
Muitos de nós usamos o orégano simplesmente para dar um sabor diferente às nossas comidas ignorando que ele tem propriedades curativas; pelo qual hoje falaremos delas, das propriedades curativas do orégano!
Ele é um estimulante para o estomago, especialmente nos casos de perda do apetito, dificuldade de digestão ou gases. Além disso é carminativo; antiespasmódico; expectorante, especialmente nos casos de bronquite ou asma; antisséptico; diurético; sudorífico, eliminando as toxinas do organismo; e também é muito usado contra anemia.
É muito bom também contra o insonio, o estresse, cansaço nervoso, exaltações febris, e em seu uso externo alivia dores reumáticas e articulares como também para combater a celulite.
Como se não bastasse, é emenagogo, o que quer dizer que reduz as dores menstruais, assim como o que vem depois: dor de cabeça, de estômago e retenção de líquidos. É um antioxidante, o que pode ser muito vantajoso para os tratamentos de Aids e Câncer.
Ao saber estes “poderes” do orégano, é muito bom você té-lo em mente caso padeça alguma destas doenças e começar a utilizá-lo em suas comidas pode-lhe trazer melhoras.

Texto retirado do site Outra Medicina.com
Enviar um comentário