segunda-feira, 17 de março de 2014

Quiche Charcutaria

Olá,

Não sei como são as vossas refeições durante a semana, mas imagino quem trabalhe, tenha as crianças para cuidar sejam refeições simples e rápidas de se confeccionar.

As minhas tem sido pura e simplesmente, uma sopinha e mais qualquer coisa, principalmente para o marido que não fica só com a sopa.

Assim, hoje sugiro esta Quiche.

Ingredientes:1 rolo de massa quebrada 
200 gr. de fiambre em fatias grosso
200 gr. de queijo em fatias grossas
6 Ovos
200 gr. de natas (usei c
rème fraîche, sugerido pelo Chefe Luís Machado no Show Cook Best of 2013 Teleculinária)
Alecrim Aromáticas Vivas q.b.
Alho em Pó q.b.
Noz-moscada q.b.
Sal Mariceu q.b.

Pimenta q.b.

Modo tradicional:
Corte o fiambre e o queijo em cubos médios

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Forre uma tarteira previamente untada com margarina com a massa quebrada, apare os bordos e espalhe no interior o fiambre e o queijo.

Numa tigela bata os ovos com as natas ou o crème fraîche, um pouco de alecrim picado Aromáticas Vivas e tempere com sal Mariceu, pimenta, um pouco de alho em pó e noz-moscada.

Deite o preparado por cima do queijo e do fiambre e leve ao forno durante cerca de 35 minutos ou até estiver cozida e dourada

Deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva decorada ao seu gosto.

Modo Bimby:
Corte o fiambre e o queijo em cubos médios

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Forre uma tarteira previamente untada com margarina com a massa quebrada, apare os bordos e espalhe no interior o fiambre e o queijo.

Deite no copo da Bimby as natas ou o crème fraîche, um pouco de alecrim picado Aromáticas Vivas e tempere com sal Mariceu, pimenta, um pouco de alho em pó e noz-moscada e programe 20 seg. / Vel. 4.

O que é Crème Fraîche?

Crème fraîche, como o nome indica, é um lacticínio de origem francesa e usado na culinária daquele país, proveniente duma ligeira fermentação bacteriana duma nata ou creme de leitepasteurizado. Portanto, ao contrário do que o nome pode fazer crer, não se trata de um creme de leite fresco, acabado de separar do leite, mas dum produto já elaborado. No entanto, com aglobalização cultural, o produto entrou na culinária de muitos países, mantendo a sua designação francesa.

Onde posso encontrar?

Pode encontrar o Crème Fraìche ou as Natas Frescas em qualquer hipermercado , bem como pode encontrar no Continente da marca deles.

Fonte: Receita retirada da Revista Best of 2013 Teleculinária, dicas dadas pelo chefe Luís Machado no Show Cook reaalizado no Allegro no mês de Dezembro de 2013.
           Texto sobre o Crème Fraîche retirado da Wikipédia