domingo, 19 de fevereiro de 2012

Creme de limão com ganache de chcolate escuro - Almoço de familia




Este fim de semana os meus irmãos, cunhados e sobrinhas estiveram a almoçar um belo de um Cozido à Portuguesa (infelizmente não tirei foto, pois quando me lembrei já estava entalada no meu lugar e já não fui buscar a máquina fotográfica).


Quanto ás sobremesas foi bem mais fácil pois sempre temos sobras :)


Então deixo-vos aqui a receita da Delicia de Limão com ganache de chocolate, outra receita retirada na Revista Saúde à mesa, n.º 70/2012.


Ingredientes:
5dl de leite magro
1 ovo
1 saqueta açúcar baunilhado (não usei, usei vagem de baunilha)
1/2 Limão
2 c. de sopa de farinha maisena
100gr de açúcar
Raspa de 1 limão

Para o ganache:
2dl natas de soja
1 tablete de chocolate preto (75% de cacau)

Num tacho coloque o leite, o ovo, o açúcar baunilhado (coloquei a vagem) e o sumo de limão e mexa bem.

Misture a farinha maisena com o açúcar e raspa de limão. Junte a mistura do leite, mexa bem, deite novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire do lume e deixe arrefecer.

Prepare o ganache: Deite as natas para um tacho e leve ao lume até ferver. Desligue do lume, junte o chocolate em pedaços e deixe repousar durante 15 min. Mexa bem até obter um creme liso e deixe arrefecer.

Depois de estar tudo frio, faça camadas alternadas em copos ou taças individuais de creme e ganache. decore a gosto e sirva.


Torta de claras - feita pela minha mãe

1 comentário:

Romy disse...

Essa sobremesa deve ser uma gulodice :)
Adoro as refeições em família :)

Bjokas doces***