domingo, 1 de setembro de 2013

Bolo Guiness e a Prenda Surpresa do Marido

 Olá,

Antes de falar sobre os nossos dias de aniversários, quero agradecer a todos pelos Parabéns.

Bom tem sido complicado cá vir, ontem comecei a escrever esta publicação mas estava tão, mas tão cansada que não aguentei e sei que ia escrever asneiras (lol) mais valia ficar sossegada.

O meu aniversário foi passado com as minhas sobrinhas (as da minha irmã, com as do meu irmão não dava pois estão de férias), fomos ao parque e depois fomos ao Allegro para elas irem ao MacDonald's.

No aniversário do marido, já foi diferente foi também a passeio, uma pequena surpresa (que ele adivinhou logo no dia antes, pois ele conhece-me tão bem e eu não sei mentir..) que preparei, a ida ao Museu Cosme Damião, mas a verdadeira surpresa é foi irmos conhecer o interior do Estádio.

O marido adorou, uma vez que como Benfiquista e ex-jogador de futebol, aquilo era o mundo dele. Pensei, vai ser uma seca para mim isto tudo. Mas fiquei fã do Museu, quem o projetou está de parabéns, muita interactivade, muitas taças, muita história. Só para terem uma ideia chegamos lá por voltas das 17h e só saímos eram quase 21h, e não li nem metade das coisas que queria ler.


Aqui está uma pequena amostra das fotos que tirei.

Como foram dois dias muito preenchidos, não tive tempo de fazer sequer um bolinho e ontem (sábado) lá fiz o bolo, que já ansiávamos a muito tempo, já cerca de um mês que andava a pesquisar o nosso bolo e que bolo.... delicioso vale mesmo apena fazer e experimentar.

Bolo Guiness - Nigella Lawson

 
Ingredientes:
 
Para o Bolo
310 gr. de cerveja Guinness (se preferir por usar uma cerveja preta)
250 gr. de manteiga
80 gr. de cacau em pó
400 gr. de açúcar
150 gr. de nata
2 ovos
1 c. chá de açúcar baunilhado (ou essência)
250 gr. de farinha
2 c. chá de fermento
1 c. chá cheia de bicarbonato de sódio

Para a Cobertura (não fiz esta cobertura)

300 gr. de queijo philadelfia
150 gr. de açúcar em pó
200 gr. de natas muito frias e com 35% de gordura
 
Para a Cobertura (A MINHA COBERTURA)
1 pacote de natas de bater de soja
2 c. açúcar em pó
 
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
 
Para a Base
Coloque no copo o cacau, a farinha, fermento, açúcar e bicarbonato de sódio, e misture 15 seg. / vel. 6.
Reserve em um recipiente, limpe bem o copo.
Coloque a cerveja no copo e programe 5 min. / temp. de 70º C / vel. 1. Adicione a manteiga e programe 2 minutos na mesma velocidade. Reserve em outro recipiente
Coloque a borboleta e adicione as natas, ovos e o açúcar baunilhado, e programe 3 min. / vel. 3 1/2, acrescentando no final, a mistura reservada da cerveja e manteiga. Adicione a farinha de misture tudo, sem retirar a borboleta por 5 seg. / vel. 2, se necessário envolver com a espátula.
Deite o preparado numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Coloque no forno durante cerca de 30 a 45 minutos.
Desenforme somente quando o bolo tiver arrefecido.
 

Para a Cobertura (não fiz esta cobertura)
Coloque o açúcar no copo durante 15 seg. / vel. 9 e  reserve.
Coloque a borboleta e bata as natas durante 20 seg. / vel. 3 1/2.  Deite o açúcar em pó e o queijo e programe mais 20 seg. / vel. 3 ½. Se necessário envolver melhor fora do copo, com movimentos suaves. Cubra o bolo com este creme e leva-se ao frigorifico pelo menos um hora. Serve-se frio.

Para a Cobertura (A MINHA COBERTURA)

Coloque o açúcar no copo durante 15 seg. / vel. 9 e reserve.
 
Com o copo limpo coloque a borboleta e bata as natas durante cerca de 2 min. / vel. 3 1/2. Adicione o açúcar e bata mais um pouco.
 
Coloque no recipiente com tampa e guarde tanto a cobertura como o bolo, já frio, no frigorifico. Na altura de servir deite o chantilly por cima do bolo.
 
Nota: Há quem diga que este bolo fica seco e duro no frigorifico, eu pessoalmente gostei bastante, é uma questão de testarem.
 
Fonte: Blog Clube do Bolinho
 
Boa Semana a Todos!!!