terça-feira, 27 de agosto de 2013

Empadão de Frango Picado

 Olá,

Cá em casa adoramos o Empadão, basta ter carne picada e mais umas coisitas para misturar e já está.

Mas, nunca experimentei foi Empadão com Frango picado e posso dizer-vos é delicioso e bem diferente.

Ingredientes:
1 cebola
2 dentes de alho
1 raminho de salsa
2 tomates
400 gr. de peito de frango
2 c. sopa de azeite
1 c. café de sal
Pimenta q.b.
1 c. sopa concentrado de tomate
2 c. sopa de polpa de tomate
1 dl vinho branco
Molho de Tabasco q.b.
Orégãos q.b.

Para o puré:
500 gr. batatas descascadas
1 c. café de sal
20 gr. creme vegetal
80 gr. de iogurte magro natural
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.
1 ovo

Comece por cozer as batatas em água temperada com sal. Descasque a cebola e os alhos, pique finamente os alhos e corte a cebola em meias-luas finas. Pique finamente a salsa e passe os tomates pelo passe-vite. Pique grosseiramente o peito de frango na picadora.

Numa frigideira antiaderente, salteie metade dos dentes de alho em metade do azeite, junte o frango e deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo regularmente. Reserve.

Aloure o restante dente de alho e a cebola no restante azeite, tempere com sal e pimenta e acrescente o concentrado de tomate. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Junte depois o tomate triturado, a polpa de tomate, o vinho branco e algumas gotas de Tabasco, tape e cozinhe, em lume brando, durante 15 minutos. Adicione depois ao frango, polvilhe com orégãos secos e salsa picada e misture bem.

Ligue o forno a 210º C. Prepare o puré: passe a batata cozida ainda quente no passe-vite, junte o creme vegetal e mexa bem. Adicione o iogurte, tempere com sal, pimenta e uma pitada de noz-moscada e envolva.

Coloque metade do puré num pirex, disponha por cima o frango e cubra com o restante puré. Pincele com o ovo batido, previamente misturado com um pouco de água, e leve ao forno a corar durante cerca de 10 minutos.

Acompanhe com uma boa salada de alface e/ou tomate e pepino.

Bom apetite!!!